Capital de Giro e Pandemia da Covid 19
UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO SOMA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal analisar o capital de giro do Grupo Soma, a partir do modelo Fleuriet e dos indicadores de liquidez, no período de 2017 a 2021. Este estudo é caracterizado como descritivo e como estratégia de pesquisa utilizou-se o estudo de caso, escolhidos para que fosse possível analisar os indicadores do grupo, dentro e fora do contexto pandêmico. Os resultados indicam que a empresa apresentou uma situação “Insatisfatória” entre 2017 e 2019 e em 2021, demonstrando que a empresa necessita de recursos de curto prazo para financiar suas operações. No ano de 2020 a empresa melhora os resultados, apresentando uma situação “Sólida”, de modo que, mesmo necessitando de capital de giro, a empresa possuiu folga financeira. Essa mudança em 2020 se justifica pelo início de um processo de IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), que gerou uma entrada na conta caixa. Além disso, também se justifica pelo avanço do faturamento pelos meios online, o qual já era foco de investimento desde 2009. Para futuras pesquisas, sugere-se considerar um período maior de tempo, para entender os efeitos pós crise no capital de giro, e comparar os resultados de empresas do mesmo setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.