EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA VARIAÇÃO DOS RESULTADOS ABRANGENTES EM COMPANHIAS LISTADAS NA B3
Resumo
Resultados abrangentes foram concretizados em norma a partir da SFAS 130 (1997) do FASB, sendo traduzido para o Brasil através do CPC 26 e tornado obrigatório através dos órgãos reguladores para as companhias de capital aberto a partir do exercício de 2010. O surto do novo coronavírus causou um grande impacto na economia global. Diante deste contexto levanta-se o problema de pesquisa: quais os efeitos da pandemia da Covid-19 na variação dos resultados abrangentes e na rentabilidade de empresas listadas na B3 no período de 2019 a 2021? A partir deste cenário elaborou-se um estudo sobre o resultado abrangente para uma amostra de 93 companhias listadas na B3 pertencentes ao IBRX100 que divulgaram outros resultados abrangentes entre os anos de 2019 a 2021. Fez-se a análise a partir dos dados obtidos através das Demonstrações Financeiras Padronizadas, de forma a comparar quantitativamente a evolução dos outros resultados abrangentes no período de pré, durante e pós-pandemia. O resultado encontrado demonstrou uma redução do resultado abrangente e do resultado líquido comparando-se o ano de 2020 com o de 2019, e pode-se observar que no ano de 2020, ano mais afetado pela covid-19, os outros resultados abrangentes mais recorrentes foram ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior, e parcela efetiva de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em operação de hedge derivados, devido à significativa volatilidade cambial apresentada no período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.