Contabilidade do surfe
Resumo
Este estudo teve o objetivo de. analisar a viabilidade de replicar o modelo viagem de local único (travel cost method – TCM). para identificar os impactos econômicos do surfe no Brasil e, a partir daí, lançar no Brasil uma linha de pesquisa voltada a esse tema, que será denominada contabilidade do surfe (surf accounting). Foi replicado em estudo piloto o questionário aplicado por Mills e Cummins (2013) em Itacaré, cidade baiana conhecida pela prática do surfe. Observou-se que no geral, é possível replicar o questionário, mas ajustes esclarecedores devem ser realizados, bem como incluída a análise referente a condição nativa ou não do respondente e adicionadas questões relativas a fatores que podem se relacionar às respostas obtidas. Sugere-se que futuros estudos implantem as melhorias apontadas, apliquem o questionário para identificar os impactos econômicos do surfe e adentrar naqueles custos mais expressivos com possibilidades de gestão estratégica pelos participantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.