O IMPACTO DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

Autores

  • CAMILA BOSCOV

Resumo

Nos últimos 20 anos, vem ocorrendo um fenômeno de revisão do processo tradicional de educação. Um novo formato de ensino surgido é o do aprendizado centrado no aluno, e não centrado no professor. Nesse novo modelo, o aprendizado de um novo conhecimento depende da valorização do conhecimento prévio do aluno, além disso, a dinâmica de aula precisa ser flexível e adaptada à realidade de cada turma. A finalidade deste estudo é a de verificar se a mudança da metodologia tradicional para uma nova metodologia, centrada no aluno, efetivamente melhora o nível de aprendizado. Para isso, foram comparadas as notas e resultados de duas avaliações feitas com alunos. A primeira, realizada com estudantes que tiveram aula com a abordagem centrada no professor, e a segunda avaliação, realizada com a abordagem centrada no aluno. A amostra pesquisada foi constituída por discentes do segundo semestre, dos cursos de graduação de administração e ciências econômicas, de uma instituição de ensino superior. Houve um aumento considerável no valor da média da avaliação, que saiu de 5,5 para 7,0. Na abordagem centrada no professor, apenas 66% dos alunos conseguiram um desempenho igual ou superior a 5,0. Com a abordagem centrada no aluno esse indicador subiu para 88%. Tais números evidenciam que a aula centrada no aluno é a abordagem que melhor contribui para o aprendizado do aluno. Tal conclusão contribui para o debate de novas técnicas de ensino e aprendizado.

Downloads

Publicado

09/09/2020

Edição

Seção

Artigos