Posicionamento e adesão do graduando no mercado de trabalho: uma análise junto aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis nos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Autores

  • Linda Rose Gimenez Mola Mathias
  • Valdir Serafim Junior
  • Fabíola Graciele Besen
  • Gislaine Siebre Cezar
  • Tércio Vieira de Araújo

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é identificar o posicionamento e adesão dos graduandos do 1º ao 5º ano do curso de Ciências Contábeis dos Campi da UNIOESTE de Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon no mercado de trabalho. A metodologia empregada configura-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, sob o raciocínio indutivo, com abordagem quantitativa, utilizando a aplicação de um questionário semiestruturado aplicado em sala de aula nos três Campi. Conclui-se que durante o curso os graduandos apresentaram uma adesão profissional positiva, uma vez que dos 426 entrevistados 86% encontra-se trabalhando, estão posicionados como empregados (funcionários) praticando o conhecimento adquirido, pois estão inseridos na área contábil uns de forma direta e outros de forma indireta e destes 20% dos entrevistados foram admitidos no mercado de trabalho durante o curso. A maior parcela dos pesquisados está na faixa etária dos 17 a 24 anos e são do sexo feminino.

Downloads

Publicado

14/10/2019

Edição

Seção

Artigos