VISÃO BASEADA EM RECURSOS E A CRIAÇÃO DE VALOR PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL

Autores

  • Márcio do Carmo Boareto
  • Dênia Aparecida de Amorim
  • Ádria Maria da Rocha Caixeta
  • Euclides Fernandes dos Reis
  • Vagner Rosalém

Resumo

Os pequenos negócios correspondem a cerca de 98% da participação no total das empresas brasileiras e são responsáveis pela geração da maior parte dos empregos formais, além de contribuir para o desenvolvimento local e geração de riqueza para o Brasil. Diante desse cenário, muitas destas empresas necessitam adotar algum tipo de estratégia, visto que estes mercados são extremamente concorridos e somente empresas que possuem estratégias de atuação bem definidas conseguem sobreviver. O objetivo deste artigo é apresentar as estratégias que as pequenas e médias empresas brasileiras adotaram baseadas na teoria da visão baseada em recursos, no período de 2010 a 2018. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da SciELO®, Google Acadêmico®, e do Portal de Periódicos da Capes, de artigos completos, publicados em revistas e periódicos classificados no Qualis de A1 a B5 da CAPES com as palavras-chave: visão baseada em recursos, pequena e média empresa e resource based view, que descreveram as principais estratégias adotadas por estas empresas para obtenção de vantagem competitiva. Após o levantamento foram identificados 24 artigos que evidenciaram as estratégias a partir da VBR. A partir da análise bibliográfica dos artigos constatou-se que há estudos relacionados a poucos setores no qual estas empresas atuam, mas com a confirmação teórica que é possível obter vantagem competitiva a partir dos recursos e capacidades disponíveis.

Downloads

Publicado

20/08/2019

Edição

Seção

Artigos