PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA (PAA) NO CONTEXTO GOIANO

Autores

  • Anna Cláudia Laurenço Santos
  • Lúcio de Souza Machado
  • Michele Rílany Rodrigues Machado

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar se os auditores independentes que emitiram relatórios de Auditoria em 2016, para entidades goianas, seguiram as normativas atuais, inclusive apresentando e detalhando os principais assuntos de auditoria (PAA). O estudo classifica-se como descritivo e documental, com abordagem quali-quantitativa. Foram investigados relatórios de 61 entidades que divulgaram suas demonstrações contábeis de 2016, no período de janeiro a junho de 2017, no Diário Oficial de Goiás. Constatou-se que apenas 3,28% das entidades estavam obrigadas a publicação dos PAA, mas, que 24,60% realizaram a divulgação, por esse fato, a maioria a fez, de forma facultativa. Foram reportados 39 PAA, média de 2,60 por relatório de Auditoria, sendo que os principais itens levantados pelos auditores relacionavam-se com o reconhecimento de receita (40%), impairment (33,33%), crédito de subvenção (26,67%), mudança de critério contábil (26,67%) e obrigações com o controlador (20%), sendo os dois primeiros, também, observados em outros estudos recentes. O motivo pelo qual foram escolhidos os PAA não foi reportado de forma clara e objetiva em 60% dos relatórios de Auditoria. O estudo contribui com a reflexão desse importante instrumento de evidenciação, ainda, pouco estudado.

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Publicado

25/04/2019

Edição

Seção

Artigos