Avaliação de Propriedades para Investimento e Volatilidade no Retorno das Ações

Autores

  • Isolfi Vieira Rocha Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa consiste em avaliar o potencial efeito do método utilizado para avaliação das propriedades para investimento (PPI) na volatilidade das ações das empresas. O pronunciamento técnico CPC 28 possibilita a escolha de métodos alternativos para avaliação das PPI: método do valor justo ou método de custo, o que motivou a realização do estudo com dados de empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e predominantemente quantitativa. A base de dados é composta por empresas que apresentaram saldo positivo na conta de PPI nos exercícios contábeis de 2010 a 2015 e também que possuíam informações sobre a volatilidade do retorno das ações. Observamos que o método adotado pelas empresas para mensurar suas PPI apresenta um efeito significativo na volatilidade dos retornos de suas respectivas ações; no caso desta amostra analisada, o efeito é negativo, indicando que empresas que escolheram mensurar suas PPI pelo método de custo apresentaram menor volatilidade média dos retornos de suas ações em bolsa. Identificamos também que o volume das PPI em relação ao Ativo Total das empresas potencializa o efeito do método avaliação na volatilidade das ações.

Biografia do Autor

Isolfi Vieira Rocha Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU). Mestrando em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFU.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Efetivo da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FAGEN/UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACIC/UFU (cursos de Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

30/11/2018

Edição

Seção

Artigos