GOVERNANÇA CORPORATIVA E DESEMPENHO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

Resumo

A necessidade de se obter vantagem competitiva no mercado impulsiona as organizações a se adequarem às exigências do stakeholders, adotando estratégias para melhorarem sua reputação e seu valor de mercado, tal como a adoção de boas práticas de governança corporativa. A pesquisa, com o objetivo de investigar os níveis de governança corporativa e o desempenho empresarial das firmas brasileiras de capital aberto com melhores níveis de reputação corporativa, possui caráter descritivo, documental e com abordagem qualitativa.  Os resultados entre as empresas de melhor reputação apontam indícios de que os desempenhos empresariais financeiros e econômicos tendem a ser superiores nas firmas com níveis de governança corporativa Nível 2 (N2) e Novo Mercado (NM).

Biografia do Autor

Rogério Severiano Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós-graduado em Administração e Controladoria em nível Stricto Sensu pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado em Gestão Pública e Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal em nível lato sensu pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração, Atuaria, Contabilidade e Secretariado Executivo na Universidade Federal do Ceará e graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente ocupa o cargo de Contador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Paulo Henrique Nobre Parente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC-UFPB). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal pela Universidade Cândido Mendes (2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente, é Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Acaraú. Foi Coordenador do Curso Técnico em Comércio (2016-2017) e Gestor de Implantação de Incubadoras (2016-2017). Atualmente, é Membro de Comitê de Ética em Pesquisa (2016-Atual) e Membro de Grupo de Pesquisa do Instituto Federal do Ceará. Coordenador de projetos de pesquisa cadastrados na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do Instituto Federal do Ceará. Revisor de artigos de eventos e periódicos na área. Participou de seminários, congressos e encontros na área de administração e contabilidade, tendo recebido prêmios de Melhor Trabalho Científico e Menção Honrosa. Tem interesse em pesquisas em Qualidade da Informação Contábil, Divulgação Voluntária e Governança Corporativa.

Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Universidade Federal do Ceará

Mestre no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Brasileira da UFC (ingresso 2016.2); Aluna Especial no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística Aplicada na disciplina Letramento:processos de interpretação - UECE (2016.1); Pós-graduada Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância - UCAM (2016); Graduanda em Licenciatura em Pedagogia - UECE / UAB (ingresso 2014.2); Pós-graduada Lato Sensu em O Ensino de Literatura Brasileira - UECE (2006); Graduada em Letras / Literatura - UECE (2004); Professora de Língua Portuguesa desde 2001 em escolas particulares e públicas, inclusive em faculdades; Professora efetiva de Língua Portuguesa da SEDUC / CE desde 2010.

Lya Oliveira da Silva Souza Parente, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Ateneu, em Estudos Linguísticos e Literários e Administração Escolar, ambos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduanda em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras/Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participa do Grupo de Pesquisa - Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela Profª. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desde 2007, atua na área educacional como professora de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Downloads

Publicado

30/11/2018

Edição

Seção

Artigos