Um Estudo Sobre as Práticas Pedagógicas de Ensino Realizado Nas Disciplinas Introdutórias Nos Cursos de Ciências Contábeis da IE’s Pública da Cidade de São Luís do Maranhão
Resumo
Este estudo tem como principais finalidades descobrir os principais motivos que colaboram para as dificuldades encontradas pelos discentes ingressantes no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Luís nas disciplinas introdutórias de contabilidade (contabilidade básica I e II), ao iniciarem no curso, e reconhecer as táticas de ensino que possam auxiliar para o aperfeiçoamento dessas disciplinas. Para atingir o objetivo apresentado no presente trabalho, escolheu-se por admitir metodologias de pesquisa de campo tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos que já cursaram pelo menos quatro semestres do curso. As informações obtidas mostram que a maioria dos alunos cursaram os primeiros semestres do curso com idade entre 18 e 22 anos. Mostrou também que muitos dos discentes veem como grande empecilho para o bom andamento do semestre letivo as constantes ausências dos professores ou a inaptidão em ministrar as disciplinas encarregadas. Ainda segundo os dados coletados, constatou-se também o bom relacionamento dos professores responsáveis por ministrar as disciplinas introdutórias de contabilidade com a turma. Com relação as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes para ministrarem suas aulas no decorrer do semestre, constata-se predomínio da aula expositiva, pouco explorando as diversas outras formas de transmissão dos conteúdos. Há de salientar também que muitos dos alunos, segundo os dados coletados, não se preparavam adequadamente para as aulas de contabilidade básica, haja vista que não estudavam antes das mesmas. Ao final deste trabalho, conclui-se que deverão ser oferecidos por parte do Departamento de Ciências Contábeis e Administração UFMA – Campus São Luís, cursos de aperfeiçoamento aos docentes, essencialmente na área da didática e Metodologia de Ensino, o que poderá contribuir para o aprimoramento da transmissão dos conhecimentos que os professores possuem das disciplinas alvo deste estudo.
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