Nível de satisfação quanto aos serviços contábeis: Um estudo com micro e pequenos empresários da cidade mineira de Uberlândia
Resumo
Esta pesquisa buscou identificar a satisfação dos micro e pequenos empresários, associados ao Grupo Empreender da cidade de Uberlândia, quanto aos serviços prestados pelos contadores externos. O estudo justifica em orientar e auxiliar os pretensos contadores, quanto à importância da prestação de um bom serviço contábil, além de orientar os micro e pequenos empresários dos principais serviços que devem ser prestados pelos profissionais contábeis. Para a coleta de dados foi aplicado 60 questionários aos micro e pequenos empresários associados ao Grupo Empreender, sendo validados 54 questionários, porém para a comparação das médias foi utilizado apenas 41, em decorrência de 13 empresários não possuírem contadores. Como estatística utilizou-se a estatística descritiva, o teste de Kolmogorov-Smirnov para averiguar a normalidade, e em decorrência da não existência de normalidade utilizou-se o teste de Mann-Whitney, para comparar a satisfação de cada serviço contábil com o tamanho da empresa e o teste de Kruskal-Wallis para a comparação do tempo de funcionamento das organizações com a satisfação dos serviços. Identificou-se que a os empresários possuem maior satisfação no relatório de Folha de Pagamento, já o Plano de Negócios e o Plano de Expansão de Preços de Vendas demonstraram-se menos satisfeitos. O Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, o Livro Caixa e o Relatório de Faturamento ficaram com uma satisfação mediana. Contudo se percebe a necessidade dos contadores manterem uma relação de proximidade com os micros e pequenos empresários, para ocorrer uma melhor troca de informações para a tomada de decisão.Downloads
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