IMPACTOS DAS REPROVAÇÕES DE CONTAS MUNICIPAIS NA ECONOMIA MARANHENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010
Resumo
A prestação de contas públicas é um procedimento no qual ordenadores de despesas e chefes do poder executivo tem o dever de demonstrar de forma clara e completa como foram utilizados os recursos pertencentes a população. A controladoria dentre suas diversas funções, é a ferramenta utilizada para garantir que estes ordenadores de despesas, cumpram com seus papeis de administradores de bens público, garantindo que sejam satisfeitas as necessidades do povo e que divulguem os resultados no período determinado atendendo a todas as exigências legais. Nessas circunstâncias, foi imposta a Lei de Responsabilidade Fiscal, facilitando o acesso pelo povo a todas essas informações, com o objetivo de reestabelecer os preceitos de transparência e responsabilidade da gestão pública. Sendo assim, o presente estudo objetivou verificar os impactos que o índice de reprovações de contas municipais maranhenses promove na economia deste estado no período de 2000 a 2010. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo descritiva, quantitativa e documental, utilizando como modelo econométrico a Regressão Linear Simples. Nos resultados foi compreendido que todas as variáveis utilizadas (PIB Estadual, Produção de Soja, Área Plantada Total e Receitas Tributárias) são estacionárias em primeira diferença, o que significa que há relação entre a variável independente e as variáveis dependentes. Além do mais, após efetuar a regressão linear, observou-se que todas as variáveis dependentes são influenciadas pelo índice de reprovações de contas municipais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.