Auditoria de Gestão de Riscos: o novo olhar do Tribunal de Contas da União
Resumo
A auditoria de gestão de riscos representa o novo paradigma na atuação dos órgãos de controle, em que foco passa a ser o risco do não cumprimento da missão organizacional. Risco pode ser definido como a “possibilidade de ocorrência de um evento que afete adversamente a realização de objetivos” (TCU, 2017a). O estudo apresenta o processo adotado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para conduzir as auditorias de gestão de riscos no âmbito da Administração Pública brasileira. Ressalta-se que, na perspectiva do TCU, a auditoria de gestão de riscos permite avaliar a maturidade de gestão de riscos dos órgãos públicos. Trata-se de um estudo de caso, amparado em uma análise documental e descritiva. Assim, a pesquisa apresentou a contextualização do Tribunal, destacando a missão e as principais competências previstas no artigo 71 da Carta Magna. Como resultados, verificou-se que o TCU concebeu um modelo próprio de avaliação da maturidade organizacional em gestão de riscos composto por quatro dimensões: Ambiente; Processos; Parcerias; e Resultados. Percebeu-se, ainda, que o processo de auditoria proposto pelo Tribunal foi elaborado a partir do modelo COSO GRC 2004 e da norma NBR ISO 31000. Além disso, observou-se que as fases previstas do processo de auditoria- planejamento, execução e relatório - são executadas pelos agentes do TCU, sendo complementadas por duas etapas: entendimento da organização (antes do planejamento) e monitoramento (após a elaboração do relatório).
Palavras Chaves: Auditoria. Gestão de Riscos. Tribunal de Contas da União.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.