A Percepção de Alunos do Curso de Ciências Contábeis a Respeito da Utilização do Comércio Eletrônico: Um Estudo na Universidade Federal de Uberlândia
Resumo
O presente estudo buscou conhecer a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis a respeito do e-commerce (comércio virtual). Abordou-se o tema com a finalidade de caracterizar os alunos quanto às características socioeconômicas, de usabilidade ou grau de satisfação e quanto ao grau de cognição para observar a influência de cada fator nos hábitos de compra virtual. Para viabilizar a pesquisa, fez-se uma pesquisa bibliográfica e referenciaram-se alguns autores que também pesquisaram sobre o mesmo tema. Após, seguindo os moldes adotados pelos autores pesquisados, foi confeccionado e aplicado um questionário na amostra escolhida. Os dados levantados foram tabulados em tabulação cruzada e testados pelo Qui Quadrado. Com as informações obtidas, foi possível fazer um paralelo entre os resultados pesquisados e os do presente estudo. Este demonstrou que os resultados encontrados estão em consonância com os apontamentos dos autores estudados. A tabulação cruzada apontou que: a maioria dos compradores pela internet são mulheres - 51,4%; 35,2% dos que usufruem do comércio eletrônico tem idade entre 18 e 21 anos; com relação ao estado civil, 72,7% são solteiros; 33,3% dos que compram pela internet possuem renda familiar de 2 a 4 salários mínimos. O teste de Qui Quadrado apontou que os fatores que podem influenciar nas compras pela internet são a idade, o sexo, a facilidade, o preço e a rapidez. As características encontradas traçam o perfil dos alunos e possibilitam que as empresas aderentes ao comércio eletrônico foquem seus trabalhos em um nicho específico, como o apresentado.
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