Relatório de Opinião dos Auditores nas Empresas do Novo Mercado: Principais Motivos de Ressalvas e de Parágrafos de Ênfase
Resumo
A auditoria tem como finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, por parte dos usuários. Esse fim é obtido mediante a opinião do auditor sobre a adequação das demonstrações contábeis elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais motivos de ressalvas ou de parágrafos de ênfase nos relatórios de opinião dos auditores, emitidos no período de 2010 a 2015, pelas empresas listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Para alcançar esse objetivo, adotou-se a metodologia descritiva, com base em uma pesquisa documental, realizada em 128 empresas, que fazem parte de um segmento que aderiu à categoria de governança corporativa, conhecida como “Novo Mercado”. Os dados, coletados no sítio eletrônico da BM&FBOVESPA, observando-se, como principais resultados, que 721 relatórios de auditoria foram emitidos sem ressalvas, 12 com ressalvas e 09 com negativa de opinião. O principal motivo de ressalvas foi o método de mensuração e registro de contas de ativo, passivo e patrimônio líquido; e da negativa de opinião foi a incerteza de continuidade das empresas. Entre os relatórios emitidos, 540 apresentaram parágrafos de ênfase, tendo como principal causa o método de avaliação patrimonial dos investimentos. Constatou-se também que o mercado de capitais brasileiro se assemelha ao mercado financeiro internacional, considerando que a maioria das empresas escolhe as Big Four para realizar a auditoria dos demonstrativos contábeis, priorizando a credibilidade e a tradição dessas empresas.
Palavras-chave: Relatórios de Auditoria; Novo Mercado; Auditoria independente.
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