O Efeito do Impairment de Ativos Imobilizados sobre a Performance das Companhias Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • NAIM KANSAON TARABAI Centro Universitário UNA
  • Wendel Alex Castro Silva Centro Universitário Unihorizontes

Resumo

A presente pesquisa possui abordagem quantitativa e teve por objetivo identificar todas as companhias listadas na BM&FBovespa que, no ano de 2015, reconheceram perdas por imparidade de ativos imobilizados. Identificou-se que, de um total de 562 companhias, apenas 32 reconheceram perdas, e para estas efetuou-se uma busca retroativa junto às Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) consolidadas, para os quatro exercícios anteriores, perfazendo um período total examinado de cinco anos, ou seja, 2011 a 2015. Na sequência, no período mencionado, foram levantados os indicadores antes e após o impairment de 30 dessas 32 empresas – 2 foram excluídas por pertenceram ao setor financeiro –, a fim de verificar o efeito provocado pela imparidade. Esses indicadores foram categorizados em índices econômico-financeiros, índices dinâmicos e métricas de criação de valor. De um total de 3.600 indicadores, foi obtida a média geral para a aplicação do teste t: duas amostras em par para médias aritméticas cujos resultados foram consubstanciados pelo teste de Wilcoxon. Os achados deste estudo demonstraram que o reconhecimento do impairment não provocou alterações significativas do ponto de vista estatístico sobre a maioria dos indicadores estudados, e que o número de empresas que reconheceram perdas por imparidade em 2015 permanece baixo.

Palavras-chave: Imobilizado. Impairment. Indicadores.

Biografia do Autor

NAIM KANSAON TARABAI, Centro Universitário UNA

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Professor Titular do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNA.

Wendel Alex Castro Silva, Centro Universitário Unihorizontes

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular do Departamento de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes.

Downloads

Publicado

12/02/2018

Edição

Seção

Artigos