Proposta de Implantação de um Modelo de Fluxo de Caixa Projetado em uma Indústria de Móveis
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo propor a implantação do fluxo de caixa projetado em uma indústria de móveis. A pesquisa faz uma abordagem conceitual sobre os temas gestão financeira, planejamento, orçamentos e métodos de projeção de fluxo de caixa tomando por base os principais autores consultados, dentre estes, Frezatti (2006), Padoveze e Taranto (2009), Padoveze (2012), Welsch (2010), e Zdanowicz (2001). As ferramentas metodológicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados e o estudo de caso único ao qual se procedeu a coleta documental e aplicação de entrevista aos proprietários da empresa, e de um especialista na área de finanças empresariais. Como métodos de análise dos dados utilizou-se as análises quantitativas e de conteúdo. Como resultados do estudo identificou-se a falta de um departamento ou responsável que trate do processo orçamentário a fim de fomentar a elaboração de projeção de fluxo de caixa, bem como o acompanhamento entre o previsto e realizado para gerar informações dos eventuais desvios, objetivando ações integradas de aprimoramento nos processos de gestão. Adicionalmente, a empresa pretende utilizar as ferramentas desenvolvidas por este estudo na melhoria dos controles de custos e despesas, estabelecer uma visão sistêmica e integrada entre os diversos setores da empresa, avisando a maximização dos resultados. O estudo proporciona para fins de análise e avaliação, procedimentos operacionais para implantação do processo orçamentário nas principais áreas com foco na elaboração da projeção de fluxo de caixa para empresas de pequeno e médio porte.
Palavras-Chave: Planejamento. Orçamentos. Fluxo de caixa projetado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.