AVALIAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AGÊNCIA: SURVEY DA CREDILESTE - M.G.
Resumo
A Governança Corporativa (GC) é uma estratégia que tem possibilitado sócios proprietários, o acompanhamento ou monitoramento do governo estratégico e gestor executivo da cooperativa. Diante dessa afirmativa, este estudo pretendeu verificar sob o viés da GC a empresa Credileste – MG, uma das agencias SICOOB no município de Caratinga situada no estado de Minas Gerais. Pretendeu-se discutir a partir das diretrizes e aplicabilidade da Teoria da Agência, métodos que analisasse o comportamento dos executivos da empresa analisada apresentando o alinhamento do mesmo aos interesses dos cooperados. A metodologia estabelecida para a escrita deste trabalho de conclusão de curso se deu através da análise das informações quantitativas adquiridas a partir de questionário aplicado na empresa em questão e também pela revisão de literatura realizada com trabalhos já publicados a partir do ano de 2000. Foi possível concluir que a GC refere-se a uma política de proteção aos sócios minoritários e que a mesma em se tratando dos princípios do cooperativismo, possui total relevância no caso específico da Credileste – MG. Além disso, constatou-se que os cooperados da empresa analisada tem enxergado o cooperativismo de crédito com mais clareza e compreensão o que tem favorecido para as questões inerentes à GC, um melhor relacionamento entre associados e cooperativa, assim como, associados e corpo funcional, direção e seus colaboradores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.