Nível de desmotivação no Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo em uma Universidade Pública Brasileira

Autores

  • Mariana Dias Resende Varas Campillay Universidade Federal de Uberlândia
  • Geovane Camilo Santos Universidade Católica (PUC/GO)
  • Vidigal Fernandes Martins Faculdade de Ciências Contábeis da UFU

Resumo

Este trabalho buscou avaliar o nível de desmotivação dos alunos do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública do interior de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu mediante questionário elaborado pela autora, baseado na literatura. A população era composta por 857 alunos (matriculados no curso no semestre 1o/2016), sendo que 325 responderam ao questionário, desse total 156 discentes apresentaram desmotivação com o curso e foram utilizados como amostra final do trabalho. Para análise dos dados fez-se uso da estatística descritiva, do teste de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que 52% dos alunos estão satisfeitos com o curso, porém, constatou que um número considerável 48% não estão satisfeitos, sendo que 71,8% já havia cursado até o sexto período, e aproximadamente 25% estavam no 5o e 6o período. Entre os alunos desmotivados, 92,9% consideram que o curso deixou de atender as suas expectativas na primeira metade do curso e que isso se deve por fatores relacionados aos professores, aos próprios alunos e a instituição de ensino. Quanto aos professores, os itens que mais desmotivam os alunos são: didática e falta da relação teoria prática, quanto aos alunos conversa paralela e falta de organização e referente à Instituição de Ensino Superior (IES) falta de aulas no laboratório. O teste de Mann-Whitney revelou que as médias entre os alunos desmotivados e motivados foram iguais para o item “dificuldade de contato com a coordenação”, ou seja, esse não é um fator desmotivante. Palavras-chave: Satisfação. Motivação. Ciências Contábeis.

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Publicado

24/07/2017

Edição

Seção

Artigos