COMPORTAMENTO DAS RECEITAS FISCAIS DOS MUNICÍPIOS MINEIROS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A descentralização fiscal, proposta pela CF/1988, proporcionou aos municípios brasileiros maior autonomia tributária, mas não foi capaz de torná-los totalmente independentes das instâncias superiores e alheios a ocorrências políticas, sociais, fiscais e ambientais. Com o surgimento da Covid-19, sua rápida proliferação e restrições impostas, foram criadas especulações sobre como ficariam as questões arrecadatórias dos entes federativos, devido ao fechamento de estabelecimentos e restrições de circulação. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar o comportamento das receitas fiscais dos municípios do estado de Minas Gerais, durante o período pandêmico da Covid-19. Para a execução deste estudo foram analisados os tributos de competência dos entes municipais mineiros, coletados no Portal Receitas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), devidamente atualizados e distribuídos nas suas doze mesorregiões, referentes ao período de 2018 a 2022. Os impostos estão classificados no TCEMG em Impostos sobre o Patrimônio (ISP); Impostos sobre a Renda (ISR) e Impostos sobre a Circulação de Serviços (ISCS). Considerando o impacto do porte populacional sobre as variáveis, foram criadas variáveis per capita para facilitar a análise e compreensão dos resultados. A análise estatística consistiu no teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste de comparação de medianas de Wilcoxon e teste de correlação de Spearman. Além de confirmar as diferenças na arrecadação entre os entes municipais, justificados pela assimetria arrecadatória dos municípios mineiros devido à sua heterogeneidade regional, mesmo quando agrupados em mesorregiões, ficou evidenciado que não houve queda na arrecadação tributária municipal em Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.