ANÁLISE DAS TEORIAS DE PORTFÓLIO: EXISTE MAIS DO QUE APENAS MARKOWITZ
Resumo
A teoria de portfólios teve início em Markowitz e seu portfólio de média-variância, tornando-se o portfólio mais difundido no meio acadêmico e até mesmo entre investidores. Apesar disso, outros modelos foram propostos como o portfólio de semivariância e o portfólio de maximização da média geométrica, possuindo propriedades atrativas aos praticantes, apesar de receberam pouca atenção do mercado financeiro em geral. O objetivo deste trabalho é compará-los e entender suas diferenças de risco e performance, para que o investidor possa entender essas teorias e definir qual delas está mais alinhada aos seus interesses. Para atingir esse objetivo, foram extraídos retornos mensais de 10 diferentes ações presentes no índice IBrX100, gerando 10.000 amostras por meio do bootstrap em blocos, sendo que para cada amostra foi gerado um portfólio otimizado de acordo com cada estratégia, dessa forma analisando o desempenho de cada uma nos mais diferentes cenários. Os dados mostram que a estratégia de maximização da média geométrica, fracionária ou não, apresentou os melhores resultados, podendo servir de grande uso ao investidor, seja seu objetivo a maximização do retorno ou a minimização do risco e incerteza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.