INFLUÊNCIA DE REGRAS E CRENÇAS NA CONSTRUÇÃO DAS INFORMAÇÕES NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Resumo
Nesse estudo foram investigadas as crenças comportamentais, normativas e de controle da Teoria do Comportamento Planejado, contidas nas rotinas e regras formais e informais da Teoria Institucional, no processo de elaboração das informações em sistemas de informações contábeis. Para tanto, teve-se como objetivo descrever as crenças contidas nas regras formais e informais nos sistemas de informações contábeis. A pesquisa caracterizou-se como de tipo survey, realizada por meio de questionários com profissionais da contabilidade que atuam na região metropolitana de Porto de Alegre, sendo que os dados foram objeto de análise quantitativa mediante análise estatística descritiva, análise fatorial e modelagem de equações estruturais (MEE). Os dados obtidos confirmam a existência de relação das crenças com as regras formais e informais que estão institucionalizadas no processo de composição das informações em sistemas de informações contábeis. A relação foi encontrada nas crenças de atitude comportamental; de satisfação em cumprir as regras formais nos sistemas; de utilidade percebida do uso do sistema para cumprir regras; de intenção de cumprir regras e da percepção do atendimento das regras formais na qualidade das informações. Como contribuição teórica do estudo, considera-se o estabelecimento da relação entre a Teoria Institucional e a Teoria do Comportamento Planejado.
Palavras-chave: crenças; regras; sistemas; informações; contabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.