ENDIVIDAMENTO E CONHECIMENTO SOBRE INVESTIMENTOS FINANCEIROS DE ACADÊMICOS DA ÁREA DE NEGÓCIOS

Autores

  • Cláudio Benck Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Alison Martins Meurer Professor colaborador no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – IFPR. http://orcid.org/0000-0002-3704-933X
  • Franciele Machado de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Rosaly Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Palavras-chave:

educação financeira, endividamento, investimento financeiro

Resumo

As diferentes possibilidades de investimento e as preocupações do endividamento da população brasileira tornam oportuna a investigação sobre a temática. Assim, o presente estudo objetivou analisar a associação entre atitudes em direção ao endividamento e o conhecimento percebido sobre investimentos financeiros dos acadêmicos da área de negócios delimitado à uma universidade da região Sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário aplicado via Google Forms sendo obtidas 143 respostas válidas. Por sua vez, utilizou-se para fins de análise dos dados indicadores descritivos, além da técnica de correlação de Spearman. Os principais resultados mostraram que os respondentes têm uma baixa percepção de conhecimento sobre investimentos financeiros, em que uma parte relevante (23,10%) não faz nenhum tipo de investimento. Os três maiores investimentos financeiros que os respondentes realizaram são a poupança, ações e Certificado de Depósito Bancário (CDB). Além disso, com relação as atitudes em direção ao endividamento, os respondentes apresentaram ter consciência sobre o correto uso do dinheiro e do crédito. Por fim, em termos práticos, o estudo busca estimular as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolverem projetos que venham a ampliar o acesso dos acadêmicos a Educação Financeira por meio de livros, palestras, cursos presenciais e on-line.

Biografia do Autor

Cláudio Benck Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Bacharel em Ciências Contábeis - Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Alison Martins Meurer, Professor colaborador no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Professor colaborador no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Franciele Machado de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / Doutora pelo Programa Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Mestra em Contabilidade pelo Programa Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Rosaly Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Professora de Contabilidade na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (UP) / Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) / Especialista pelo MBA de Contabilidade, Finanças e Auditoria do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) / Graduada em Bacharelado no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

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Publicado

05/01/2022