UM ESTUDO DOCUMENTAL SOBRE A LEI DODD FRANK: FRAUDES E ASPECTOS CONTÁBEIS.

Autores

  • Leonardo Soares Francisco de Almeida UFF
  • Julio Vieira Neto UFF
  • José Geraldo Abunahman UFF
  • Francisco Marcelo Garritano Barone Nascimento UFF

Resumo

Com ocorrência de escândalos oriundos de fraudes, as ações das empresas perdem valor em velocidade vertiginosa enfraquecendo o mercado financeiro. Colocando em risco a continuidade do negócio. Baseado nas distorções do balanço patrimonial que “as grandes empresas” apresentam  para os empresários, ocorre uma injeção de capital, na expectativa de um retorno. O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico sobre a lei norte americana Dodd Frank. O objetivo específico é verificar onde esta lei já está atuando e quais os impactos positivos e negativos dela. A metodologia utilizada foi uma revisão de leitura e bibliográfica da própria lei Dodd Frank. De posse destes dados foi possível responder a temática da pesquisa que se propõe responder: Em que esta lei beneficia o mercado e os stakeholders e quais sua evolução normativa? Quais são as suas vantagens e desvantagens?

Biografia do Autor

Leonardo Soares Francisco de Almeida, UFF

Doutorando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil da UFF. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2014). Pós Graduado em Controladoria e Finanças pela UCAM (2011). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira, professor da Universidade Cenecista, professor Tutor a Distância da Universidade Salgado de Oliveira. Obrou ainda, como Professor Tutor do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Pública da Universidade Federal Fluminense e Professor do Curso de MBA em Consultoria e Gestão de Negócios do Programa de Pós Graduação Unilasalle RJ LaSalle Business School e Professor Tutor a Distância do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Recursos Humanos da Universidade Salgado de
Oliveira. Tem experiência na área Corporativa, Financeira com ênfase em Administração e Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção Civil, Custos, Contabilidade, Controladoria, Perícia, Teoria da Contabilidade e Auditoria.

Julio Vieira Neto, UFF

Possui Doutorado em Eng Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.

Downloads

Publicado

08/05/2017

Edição

Seção

Artigos