PERCEPÇÃO SOBRE ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DE MINAS GERAIS
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar a percepção sobre ética geral e profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior do interior de Minas Gerais. A pesquisa justifica-se pela importância do conhecimento sobre ética e moral no contexto acadêmico pelos estudantes, que pode contribuir no molde do perfil ético e influenciar na jornada profissional deles. Este trabalho descritivo utilizou como método de pesquisa o levantamento por survey pela aplicação de um questionário a uma população de 234 discentes de Ciências Contábeis, obtendo-se uma amostra final de 46 respondentes. As repostas foram avaliadas por meio de uma abordagem quantitativa, com enfoque na análise de estatísticas descritivas para variáveis qualitativas, especificamente frequências relativas. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a atitude do indivíduo não está diretamente relacionada a dominar os conceitos de ética e moral, pois os respondentes conseguem distinguir o modo ético de agir em questões cotidianas. Verificou-se ainda que de forma intuitiva os discentes sabem como agir diante de questões de ética profissional, ainda que seja pouco o contato com o Código de Ética Profissional do Contabilista durante sua formação. Esses achados reforçaram a importância da presença do código profissional na ementa dos cursos de Contabilidade, com o propósito de ofertar uma base de conhecimento sobre a temática mais consolidada, propiciando a formação de profissionais que saibam agir de forma ética e moral em sua carreira trabalhista.
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