NÍVEL DE ADERÊNCIA DA GOVERNANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DO PARANÁ
Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar o nível de aderência da governança para o setor público, segundo a IFAC/CIPFA (2014), das Instituições de Ensino Superior Público do Estado do Paraná. Metodologicamente é uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário semiestruturado, que teve como base os princípios de boa governança elencados pela IFAC/CIPFA. A população da pesquisa compreende as 07 (sete) Universidades do Estado do Paraná, e o questionário foi direcionado aos Pró-Reitores, representantes da alta gestão das universidades. A partir das respostas obtidas, é possível inferir que existe um nível Alto de adesão aos princípios de governança listados pela IFAC/CIPFA, com o percentual médio geral de 88,5%. Destacam-se neste estudo os princípios de “integridade, ética e compliance” e “acessibilidade e envolvimento dos stakeholders”, os quais apresentaram os melhores resultados, com 95,5% e 91,2%, respectivamente. Por outro lado, observa-se princípios suscetíveis a melhorias, como o princípio de “alcance de resultado” (84,3%) e “gestão de risco e de desempenho” (84,1%), que resultaram os menores percentuais encontrados. Ao tratar de resultados individuais, infere-se que todas as universidades estaduais desta pesquisa, na percepção dos respondentes, demonstram um elevado nível de aderência às práticas de governança (a partir de 75% e acima de 90%), com destaque para a UENP (96,7%) e a UNIOESTE (91,5%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.