GOVERNANÇA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UM ESTUDO DA EFICÁCIA DAS AUDITORIAS INTERNAS SOB O ENFOQUE INSTITUCIONAL E TEORIA DA AGÊNCIA

Autores

Resumo

Este trabalho analisa a eficácia das Auditorias Internas Governamentais por meio de aspectos identificados nos Relatórios Anuais de Auditoria Interna – RAINTs. Foram analisados 79 RAINTs entre os exercícios de 2015 a 2019 de 28 Universidades Federais do nordeste brasileiro, tendo em vista a representatividade que esse quantitativo de Instituições possui perante o total de Universidades Federais brasileiras (aproximadamente 45%), sob a ótica das Instruções Normativas da Controladoria Geral da União – CGU que versam sobre a elaboração desses relatórios, a teoria Institucional e a teoria da agência aplicada ao setor público. O trabalho faz uso de regressão linear, estatística descritiva e teste de correlação de Pearson para identificar as relações entre as variáveis de interesse. Os resultados sugerem que o número de capacitações realizadas pelas equipes de auditoria, a quantidade de ações não planejadas executadas e os fatos relevantes positivos identificados influenciam positivamente a determinação de sua eficácia. Já os fatos relevantes negativos e o tamanho das equipes de auditoria não possuem, necessariamente, relação positiva com sua eficácia. Os achados reforçam a discussão acerca da necessidade de as Instituições públicas estruturarem suas Auditorias de forma que elas possam atingir o máximo de eficiência e eficácia em seus trabalhos, agregando valor as Instituições, certificando os atos dos gestores e diminuindo a assimetria informacional existente entre o gestor e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados pelas Universidades Federais.

Palavras-chave: Eficácia, Auditorias Internas Governamentais, Universidades Federais.

Biografia do Autor

Lyndon Jhonson Soares dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui experiências profissionais no âmbito da Administração Pública Municipal (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Camaragibe) e na iniciativa privada (Indústrias). Foi servidor do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (chefe de Execução Orçamentária e Financeira do Campus Afogados da Ingazeira e Diretor de Administração e Planejamento desse mesmo Campus). Em 2016, na mesma Instituição, assumiu o Cargo de Auditor para o Campus Pesqueira e desde 2017 é Auditor na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atuando na avaliação de processos organizacionais, na busca pela melhoria e eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança da Instituição.

João Inocêncio Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando no PPGContábeis, Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE. Bacharel em Direito pelo Centro universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Bacharelando em Ciências Contábeis (UNESA). É sócio e consultor da JBM Consultoria & Finanças. Sócio da Banca Inocêncio & Morato Advogados. Professor e instrutor em cursos de aperfeiçoamento profissional nas áreas multidisciplinares como Administração, Ciências Contábeis, Controladoria, Finanças e em várias áreas do Direito, com ênfase em Direito Empresarial. Advogado em Recife/PE.

Mauricio Assuero Lima de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Matemática (1985) e em Economia (1998) pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Economia pelo PIMES- Programa de Pós Graduação em Economia/UFPE. Foi coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE, 2006) e em novembro de 2011 foi designado para assessoria do Pró-Reitor de Pesquisa, mas janeiro de 2012 assumiu, interinamente, a Diretoria de Assistência Estudantil, contribuindo com a implantação da PROAS - Pró Reitoria para Assuntos Estudantis. Retornou à PROPESQ em abril de 2012, onde ficou até julho de 2014, ocasião em que foi designado assessor do Reitor para assuntos da Fundação de Apoio, com função equivalente a Secretário Adjunto. Em fevereiro de 2019 foi designado Secretário Executivo da Fundação de Apoio, cargo ocupado até janeiro de 2020. Atualmente é professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais com disciplinas na graduação de Ciências Atuariais e na Pós graduação de Contábeis e de Genética da UFPE. Tem interesse nas áreas de Economia, Economia da Saúde, Contábeis e Atuariais com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, orientandos para avaliação de políticas públicas relacionadas com transparência e saúde, destacando interesse nos seguintes temas: finanças, transparência, economia, atuárias, métodos quantitativos aplicados, tributação, bioestatística, meio ambiente, dentre outros.

Márcia Ferreira Neves Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Márcia Ferreira é professora da UFPE do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Sócia da Ferreira Holding Auditores. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFPE. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Pós Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Doutorado em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional da UNB/UFPB/UFRN (2016). Atualmente é membro - European Accounting Association e palestrante do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase no planejamento patrimonial e sucessório das famílias empresárias. Atua principalmente com o instituto de holding, criando estruturas societárias para economia de impostos, proteção patrimonial e para impedir que o patrimônio seja submetido ao inventário.Possui clientes em todo o território nacional, alinhando pesquisas e práticas de mercado.

Joebson Maurilio Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Foi economista da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É atualmente economista da Universidade Federal de Pernambuco e exerce a função de auditor de controle interno da UFPE. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e mestrado acadêmico em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Possui doutorado acadêmico em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2022) e tem experiência em Economia Urbana, Economia do Setor Público, Economia do Crime, Economia da Saúde e Métodos e Modelos Matemáticos, Estatísticos e Econométricos.

Downloads

Publicado

05/09/2023

Edição

Seção

Artigos