PRECIFICAÇÃO DO BITCOIN ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS SEUS DETERMINANTES
Resumo
Este estudo analisa a relação entre a precificação do Bitcoin e determinantes econômico-financeiros do mercado. Foram considerados os dados de diversos criptoativos de blockchain, bem como se incluiu o ouro, índices financeiros e econômicos. Para análise dos dados utilizou-se o método estatístico de regressão múltipla, com um conjunto de dados de séries temporais diários de 01 de julho de 2013 a 30 de junho de 2022, uma janela temporal de nove anos, que corresponde a um total de 1.078 até 2.122 observações em cada uma das 23 variáveis. Os resultados demonstram que a precificação das criptomoedas Bitcoin, no Brasil, decorre principalmente das variações cambiais do Dólar e do Ouro, denotando que mesmo no mercado interno, a moeda apresenta características de internacionalização típicas de ativos tecnológicos, bem como das criptomoedas. Essa relação positiva também foi observada nos períodos de prosperidade, com crescimento do PIB, revelando a importância do crescimento econômico para sustentar o investimento em criptomoedas. Assim, o estudo permite o maior conhecimento e uma precificação mais adequada dos criptoativos, principalmente quando mantidos em carteira para reserva de valor, afetando a estimação de indicadores econômico-financeiros da organização para períodos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.