EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL: AMPLIANDO A ANÁLISE ACERCA DAS SUAS POSSÍVEIS VARIÁVEIS-CHAVE
Resumo
Tomando por base o conjunto variáveis-chave identificado e proposto inicialmente por Borges e Carmo (2022), a presente pesquisa teve por objetivo avaliar como contadores da cidade de Uberlândia-MG percebem os impactos da evolução tecnológica sobre o exercício da profissão contábil. Nesse sentido, incialmente, foi realizada a pesquisa voltada para a fundamentação teórica sobre aquelas 13 variáveis já identificadas anteriormente. Na sequência, procedeu-se à coleta de dados junto aos profissionais de contabilidade por meio do Sindicato dos Contabilistas de Uberlândia-MG, com o auxílio de um instrumento de coleta disponibilizado junto ao aplicativo de gerenciamento de pesquisas Google Forms. Para o processo de análise dos dados referentes às respostas coletadas foram utilizadas estatísticas descritivas, análise de correlação, análise de confiabilidade interna e análise comparativa de médias. Entre outros achados científicos, constatou-se que nem todas as variáveis-chave caracterizadoras do fenômeno objeto deste estudo são percebidas de maneira uniforme pelos profissionais de contabilidade, segundo a amostra desta pesquisa. Sendo que, tais variáveis podem ser separadas em 3 grupos distintos: o grupo das variáveis que são claramente relacionadas à evolução tecnológica; o grupo das variáveis que são percebidas muito mais por sua característica impositivo-normativa; e, aquela variável que, apesar de estar presente ao longo do fenômeno evolutivo tecnológico inerente à profissão contábil, não é percebida como tal pelos profissionais de contabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.