Auditoria Ao Justo Valor Dos Ativos Não Correntes: Perceção Do Auditor
Resumo
O justo valor é um método de mensuração de ativos que tem vindo a ganhar relevância devido às suas características. Este método permite estimar os ativos não correntes para valores mais próximos da realidade de mercado. O presente estudo analisa o processo de auditoria ao justo valor dos ativos não correntes e a perceção do auditor relativamente à utilização desta base de mensuração. Para isso, foi aplicado um questionário às Sociedades de Revisores Oficial de Contas (SROC). Foram obtidas 43 respostas, as quais foram tratadas e analisadas com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados permitiram concluir que: (1) os setores que mais utilizam o justo valor são as “Instituições Financeiras e Seguros” e a “Energia, Recursos e Indústria”; (2) os investimentos financeiros e as propriedades de investimentos são os ativos não correntes mais mensurados ao justo valor; (3) o órgão de gestão e o contabilista certificado são os intervenientes com maior influência na decisão da seleção da base de mensuração dos ativos não correntes; (4) a técnica de avaliação mais utilizada na auditoria ao justo valor dos ativos não correntes é a abordagem de mercado; e (5) o tipo de ativos avaliados e a quantidade de recursos utilizados na auditoria são os fatores que mais influenciam os honorários dos auditores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.