Conservadorismo e Fraudes Corporativas: Um Estudo em Instituições Financeiras do Brasil
Resumo
O estudo teve por objetivo verificar o nível de conservadorismo nas Instituições Financeiras (IF’s) com e sem ocorrência de fraude e apurar se o nível de conservadorismo das demonstrações financeiras das que ocorreram fraude é significativamente menor das que não ocorreram. Foram analisadas as informações de 90 IF’s, de capital aberto e fechado, ativas em pelo menos 10 trimestres consecutivos no período de 2007 a 2020, totalizando 56 trimestres e 4.143 observações. Partindo do modelo proposto por Basu (1997) e adaptado por Ball e Shivakumar (2005) que permite investigar o nível de conservadorismo em companhias abertas e fechadas, foi realizada uma regressão linear múltipla dos dados em painel. Partindo da hipótese adotada, este estudo investigou a ocorrência de tal fenômeno. Os pvalues dos α7’s de ambas as regressões não apresentaram significância estatística (p-value>0,05), portanto o resultado da pesquisa em relação a hipótese adotada foi inconclusivo. O resultado obtido confirmou a ocorrência do conservadorismo contábil no grupo de dados analisado, corroborando os achados obtidos nas pesquisas de Ball e Shivakumar (2005) e de Nichols, Wahlen e Wieland (2009) de que as companhias de capital aberto são mais conservadoras que as de capital fechado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.