Balanço Social do Grupo Neoenergia utilizando Indicadores de Desempenho Socioambientais entre os anos de 2017 e 2020
Resumo
Atualmente, as cobranças da sociedade para que as organizações atentem a modelos socioambientais, sobretudo na utilização dos recursos naturais, têm uma dinâmica crescente. Para que os princípios sustentáveis sejam adotados nas atividades cotidianas das organizações, fazem-se necessárias mudanças de atitudes e práticas, de forma a minimizar os impactos sociais e ambientais dessas tarefas. Diante do contexto apresentado, este artigo tem como objetivo analisar o balanço social, utilizando indicadores de desempenho socioambientais da empresa Neoenergia. Utilizando-se como método de uma pesquisa descritiva e exploratória, com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, utilizando as informações contidas nos Balanços Sociais no modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) nos anos de 2017 a 2020. Foram utilizadas informações referentes à Receita Líquida, Resultado Operacional, Folha de Pagamento e Indicadores Sociais, internos e externos, e ambientais possibilitando, por fim, uma análise a respeito da proporção de cada Indicador Socioambiental sobre a Receita Líquida. Como resultados e conclusão, verificou-se uma oscilação com tendência de redução nos valores apresentados nos Indicadores Sociais Externos e Indicadores Ambientais no período em análise. No entanto, os valores dos Indicadores Sociais Internos, diferentemente dos anteriores, mostraram uma tendência de crescimento proporcional em relação à Receita Líquida. Assim, a pesquisa implica, com base na análise dos documentos, que o Grupo Neoenergia precisa rever suas políticas de investimentos em indicadores sociais externos e ambientais, a fim de atender aos anseios da sociedade em consonância aos pressupostos do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.