ANÁLISE DOS INDICADORES DE ATIVIDADE, LIQUIDEZ E DINÂMICOS DE TRÊS EMPRESAS DE MINAS GERAIS

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar três empresas do varejo alimentar no estado de Minas Gerais, identificando os ciclos econômico, financeiro e operacional, os índices de liquidez, o CDG, a NCG e o saldo T. A metodologia, com abordagem quantitativa, foi aplicada por meio da análise documental das informações constantes no Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado de Exercício (DRE) publicados pelas empresas nos anos de 2015 a 2020. Identificou-se que as empresas Bahamas e Casa Rena apresentaram resultados melhores em relação aos indicadores de atividades, com destaque para o ciclo financeiro médio, sendo 12 e 10 dias, respectivamente. Quanto aos índices de liquidez, as empresas Bahamas e Luiz Tonin demonstraram maior solidez em sua estrutura ao longo dos anos. Já na análise dinâmica, as três empresas apresentam estrutura insatisfatória para a maior parte dos períodos. Conclui-se que dentre as empresas analisadas, a empresa Bahamas apresentou um cenário mais favorável em relação à análise dos indicadores financeiros de curto prazo. Este estudo contribuiu ao trazer achados que podem ser utilizados por demais gestores como norteadores para a tomada de decisão no que tange à administração financeiro de curto prazo.

Biografia do Autor

Fernando Rufino de Barros, FUCAPE Business School

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração, com Área de Concentração em Administração Estratégica e Finanças, pela FUCAPE Business School, Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes e em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá. Administrador no Instituto Federal Fluminense, vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, exercendo atividades de apoio nas áreas de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico; Gestão de Riscos e Integridade; Governança Pública; e Gestão de Processos e Projetos estratégicos.

Renato Leonel dos Santos, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Especialista em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (2016). Atualmente é colaborador na empresa Banco do Brasil S.A. atuando como assistente de negócios.

Hudson Fernandes Amaral, Centro Universitário Unihorizontes

Professor Titular e Coordenador/Lider do Núcleo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças - NUCONT, do Mestrado Acâdemico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes - BH/MG. Membro do Comitê de Assessoramento do Programa Básico de Administração - CA-AE do CNPq, suplente 2018-2021 e titular 2021-2024. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Professor Convidado (Voluntário) do PPGA/CEFET-MG desde 2014. Possui Graduação em Administração pela UFMG (1986), Especialização em Finanças pela Fundação João Pinheiro (1987), Mestrado em Diplôme d?Etudes Approfondies en Sciences de Gestion - Université Des Sciences Sociales de Toulouse I - França`` (1991) e Doutorado em ``Sciences de Gestion - Université Pierre Mendès France - ESA - Grenoble II - França`` (1994).

Downloads

Publicado

06/09/2022

Edição

Seção

Artigos