ANÁLISE DOS INDICADORES DE ATIVIDADE, LIQUIDEZ E DINÂMICOS DE TRÊS EMPRESAS DE MINAS GERAIS
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar três empresas do varejo alimentar no estado de Minas Gerais, identificando os ciclos econômico, financeiro e operacional, os índices de liquidez, o CDG, a NCG e o saldo T. A metodologia, com abordagem quantitativa, foi aplicada por meio da análise documental das informações constantes no Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado de Exercício (DRE) publicados pelas empresas nos anos de 2015 a 2020. Identificou-se que as empresas Bahamas e Casa Rena apresentaram resultados melhores em relação aos indicadores de atividades, com destaque para o ciclo financeiro médio, sendo 12 e 10 dias, respectivamente. Quanto aos índices de liquidez, as empresas Bahamas e Luiz Tonin demonstraram maior solidez em sua estrutura ao longo dos anos. Já na análise dinâmica, as três empresas apresentam estrutura insatisfatória para a maior parte dos períodos. Conclui-se que dentre as empresas analisadas, a empresa Bahamas apresentou um cenário mais favorável em relação à análise dos indicadores financeiros de curto prazo. Este estudo contribuiu ao trazer achados que podem ser utilizados por demais gestores como norteadores para a tomada de decisão no que tange à administração financeiro de curto prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.