ANÁLISE DAS FICHAS DE DISCIPLINA DE PERÍCIA CONTÁBIL NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
Resumo
A perícia contábil é uma das carreiras que os profissionais contábeis podem seguir e se trata de um conjunto de procedimentos utilizados pela busca de provas técnicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar e avaliar as condições de ensino através das fichas de disciplina de perícia contábil em cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES públicas de Minas Gerais, nos aspectos de carga horária, conteúdos, metodologia, bibliografia utilizada, período e turno em que é ministrada, denominação dada pelas IES e faixa no conceito Ecade. A pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa do problema, e o procedimento técnico utilizado foi a pesquisa documental das fichas de disciplina das IES, sendo utilizada uma amostra de seis instituições. Constatou-se que o curso é essencialmente oferecido no período noturno com carga horária de 60 horas e as denominações dadas à disciplina são semelhantes, com destaque para a inclusão do termo “arbitragem”. Os conteúdos ofertados são a respeito de conceitos básicos da perícia, técnicas e procedimentos e arbitragem, enquanto os conteúdos ofertados com menor destaque são fraudes e erros contábeis, processualística da perícia judicial e conceitos e métodos de avaliação. Verificou-se também que as IES estão enquadradas nas faixas 5 e 4 do conceito Ecade e apenas uma na faixa 2. A bibliografia utilizada é bastante comum entre as IES com destaque para dois autores, e notou-se a ausência da indicação de artigos científicos.Downloads
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