A profissão de Auditor: Como está a motivação dos discentes de ciências contábeis para seguir esta carreira?
Resumo
Diante da carência constatada de auditores contábeis no mercado brasileiro e da importância de compreender a motivação no contexto acadêmico, o presente trabalho teve por objetivo levantar o perfil motivacional dos discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública nas aulas de auditoria a fim de verificar o nível de interesse deles pela carreira de auditor. Com base na Teoria da Autodeterminação, aplicou-se um questionário, contendo uma versão da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) adaptada à disciplina de auditoria, além de questões relacionadas à atratividade da profissão. O perfil dos estudantes foi analisado de acordo com a abordagem teórica do continuum de autodeterminação que associa a motivação a uma aprendizagem com qualidade e descreve seis níveis de regulação do comportamento, que variam da desmotivação, passa por quatro tipos de motivação extrínseca e termina na motivação intrínseca. O estudo de caráter descritivo foi composto por 121 respondentes. Verificou-se que, de modo geral, os estudantes estão motivados por recompensas externas e por reconhecerem a importância da auditoria. Mais de 60% deles demonstraram interesse pela carreira de auditor e não foi encontrado um perfil totalmente desmotivado frente à aprendizagem da auditoria. Como o cenário econômico no Brasil demanda cada vez mais os serviços da auditoria, compreender a motivação, no contexto acadêmico, torna-se relevante para planejar sua atratividade.
Palavras-chave: Carreira. Auditor. Motivação. Autodeterminação. Ciências Contábeis.
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