O PAPEL DA CONTABILIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Héllen Vânia de Jesus Marques Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP
  • Diego Camilo de Souza Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP

Resumo

A economia brasileira conta com uma significativa proporção de empresas que se enquadram como Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento do país. Assim, o objetivo do estudo foi evidenciar a importância das rotinas contábeis como um recurso que auxilie no processo decisório gerencial das microempresas e pequenas empresas. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, selecionando artigos científicos sobre a temática importância da contabilidade para as microempresas e pequenas empresas. Foram analisados artigos, teses e dissertações completas disponíveis on-line de acesso público gratuito. Logo, comprovou-se que a contabilidade é indispensável para o sucesso decisório da organização, pois busca alertar o microempresário sobre problemas por meio de análises feitas. O contador consegue contribuir com um olhar mais aprofundado aos números, atentando-se aos detalhes e, dessa forma, proporciona ao gestor importantes informações sobre o negócio. A prática contábil é uma ferramenta relevante e suas informações são indispensáveis para o avanço adequado das micro e pequenas empresas. Com base nos resultados ficou evidente a importância de conduzir novas investigações com o intuito de aprofundar o entendimento das razões que levam os gestores das micro e pequenas empresas a serem tão relutantes em utilizar a contabilidade gerencial, mesmo estando cientes dos benefícios proporcionados pela adequada utilização da ciência contábil.

Biografia do Autor

Héllen Vânia de Jesus Marques, Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2023).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges, Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP

Graduada em Administração pela UNIFUCAMP. Graduada em Ciências Contábeis pela Cruzeiro do Sul. Graduanda em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Diego Camilo de Souza, Centro Universitário Mário Palmério - UniFUCAMP

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pelo Centro Universitário do Triângulo - Unitri (2017). Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - Unicerp (2009).

Downloads

Publicado

15/04/2024