AMOSTRAGEM E ANÁLISE DE DADOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PESQUISAS ELEITORAIS BRASILEIRAS DE 2022
Resumo
Por meio de um estudo de caso único, no qual foram analisados os dados de pesquisas eleitorais realizadas por seis institutos para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, esta investigação teve por objetivo avaliar como a definição da amostra de pesquisa pode influenciar os resultados do processo de análise de dados. Para tanto, comparativamente aos resultados reais observados nas eleições, foram calculados o erro absoluto de cada pesquisa, as quantidades totais e médias de entrevistas e seus respectivos desvios-padrão, além do Coeficientes de Variação de Pearson. Em seguida, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para avaliar quais das medidas de tendência central e de dispersão apresentaram relação com o comportamento dos erros absolutos observados nas pesquisas eleitorais que compuseram este estudo de caso. Os resultados desta investigação indicam que não há evidências de que os institutos de pesquisa eleitoral no Brasil apresentaram algum tipo de viés doméstico em seus resultados, e que a distribuição geográfica no processo de amostragem parece ter interferido nos resultados das pesquisas eleitorais, uma vez que a seleção de cidades da região sudeste do Brasil foi mais significativo para a precisão do resultado das pesquisas eleitorais do que a quantidade de entrevistas realizadas, comparativamente aos resultados reais observados nas respectivas eleições. Esses achados do estudo contribuem para a compreensão da metodologia de amostragem das pesquisas eleitorais no Brasil, fornecendo subsídios para a discussão sobre a importância de avaliação do processo de amostragem.