APRENDIZADO DE MÁQUINA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS: MÉTRICAS PARA ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE ALGORITMOS PREVISORES

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Resumo

Utilizando o processo de aprendizado de máquina (machine learning), esta pesquisa teve por objetivo inicial analisar como variáveis relacionadas à quantidade média de dias de funcionamento, à idade média dos dispositivos de armazenamento, às taxas de falhas anualizadas, à capacidade de armazenamento, ao fabricante e ao tipo de dispositivo poderiam caracterizar-se como possíveis determinantes da quantidade de falhas ocorridas nos diversos modelos de  Hard Disk Drive (HD) e Solid State Disks (SSD) utilizados em datacenters de provedores de serviços de armazenamento de dados em nuvem. Adicionalmente, procurou-se investigar e identificar um conjunto de métricas voltadas para o processo de análise da eficiência das estimativas realizadas com base neste estudo, assim como, da eficiência de algoritmos de previsão em geral. Inicialmente, implementou-se uma rede neural artificial (RNA) aplicada a um conjunto de dados provenientes de 203.168 HD e 2.200 SSD, agrupados em 31 diferentes modelos de fabricação. Após isso, procedeu-se à análise da qualidade das estimativas realizadas com base em RNA, mediante a utilização de um conjunto de métricas pesquisadas para essa finalidade. Apesar de aparentemente apresentar qualidade analítica promissora nas fases de treinamento e teste, a RNA pesquisada mostrou-se ineficiente do ponto de vista preditivo. Por outro lado, foi possível identificar, propor e testar um conjunto métricas voltadas para a análise e validação da eficiência de algoritmos de previsão baseados em aprendizado de máquina.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Jéssica Rayse de Melo Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Ciências Contábeis pela PPGCC UFU. Mestra em Ciências Contábeis pela PPGCC UFU. Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Univ. Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

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Publicado

28/03/2023