MÉTODO DE DEFINIÇÃO DO PREÇO DE VENDA DAS MERCADORIAS DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Caroline Querino Almeida Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Jaime Dagostim Picolo Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Gestão de custos. Estratégia de custos. Preço de venda.

Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas atualmente pelos gestores das empresas é a tomada de decisão pautada nas mais diversas informações, tais como, fluxo de caixa, análise de indicadores, ponto de equilíbrio, determinação de custos, planejamento tributário, elaboração do orçamento e controle orçamentário, entre outras. Deste modo, torna-se relevante à gestão de indicadores de custos que permitam maximizar a eficiência do desempenho organizacional. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral avaliar o método de definição do preço de venda das mercadorias com base nos custos de uma loja de materiais de construção localizada em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos apontam que o varejo em estudo é viável operacionalmente, pois os custos das mercadorias vendidas representam 89,66% dos custos totais tornando-se relevante as boas práticas na gestão de suprimentos. Outros indicadores relevantes no gerenciamento do negócio foram à margem de contribuição de 32,13% e o ponto de equilíbrio econômico de R$13.233,91. Propõe-se que em função da diversidade de produtos, a formação do preço de venda dos produtos não deve ser definida por um mark-up médio para todos os produtos, mas o preço pode ser promovido em função da natureza da demanda de cada produto, com o objetivo de maximização da margem de contribuição total.

Biografia do Autor

Caroline Querino Almeida, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduação em Ciências Contábeis pela

Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Jaime Dagostim Picolo, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela 

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Contabilidade pela Universitat de València, Espanha.

Larissa Degenhart, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC.

Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Referências

BERNARDI, L. A. Manual de formação de preços: políticas, estratégias e fundamentos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BERTI, A. Custos: uma estratégia de gestão. São Paulo: Ícone, 2002.

BEULKE, R.; BERTÓ, D. J. Estrutura e análise de custos. São Paulo: Saraiva, 2001.

BOMFIM, E. A.; PASSARELLI, J. Custos e Formação de preço de venda. 5. ed. São Paulo: IOB, 2008.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNI, A. L. A. Administração de custos, preços e lucros. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

CLEMENTE, A.; SOUZA, A. Gestão de Custos: aplicações operacionais e estratégicas. São Paulo: Atlas, 2007.

COOPERMAC. Rede de Materiais de Construção. Disponível em: <http://www.redecoopermac.com.br/#!arede/c1lho>. Acesso em: 19 Fev. 2016.

CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

DUTRA, R. G. Custos: uma abordagem prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

EIDT, J. Gestão de custos em indústrias do setor moveleiro estabelecidas na região do oeste do estado de Santa Catarina: um estudo multicasos. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, 2006.

MACHADO, D. G.; SOUZA, M. A. de. Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 42-60, 2006.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PEREZ JR., J. H.; OLIVEIRA, L. M.; COSTA, R. G. Gestão estratégica de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SANTANA, M. R.; BACKES, M. G.; DEMARCHI, V. Gestão do capital de giro à luz da relação custo/volume/lucro. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 38, n. 175, p. 39-49, 2009.

SANTOS, J. L. dos; SCHMIDT, P.; PINHEIRO, P. R. Fundamentos de gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, 2006.

SANTOS, J. L. dos; NUNES, M. S.; PINHEIRO, P. R.; SCHMIDT, P. Fundamentos de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2006.

SCHIER, C.U. da C. Gestão prática de custos. Curitiba: Juruá, 2004.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. População Brasileira. 2013. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae>. Acesso em: 16 fev. de 2014.

SOUZA, L. E. Fundamentos de Contabilidade Gerencial: um instrumento para agregar valor. Curitiba: Juruá, 2009.

WERNKE, R. Análise de rentabilidade de segmentos de mercado aplicada à rede de lojas de confecções. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 36, n. 166, 2007.

WERNKE, R. Gestão de custos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

01/07/2016