MÉTODO DE DEFINIÇÃO DO PREÇO DE VENDA DAS MERCADORIAS DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
Gestão de custos. Estratégia de custos. Preço de venda.Resumo
Uma das maiores dificuldades enfrentadas atualmente pelos gestores das empresas é a tomada de decisão pautada nas mais diversas informações, tais como, fluxo de caixa, análise de indicadores, ponto de equilíbrio, determinação de custos, planejamento tributário, elaboração do orçamento e controle orçamentário, entre outras. Deste modo, torna-se relevante à gestão de indicadores de custos que permitam maximizar a eficiência do desempenho organizacional. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral avaliar o método de definição do preço de venda das mercadorias com base nos custos de uma loja de materiais de construção localizada em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Os resultados obtidos apontam que o varejo em estudo é viável operacionalmente, pois os custos das mercadorias vendidas representam 89,66% dos custos totais tornando-se relevante as boas práticas na gestão de suprimentos. Outros indicadores relevantes no gerenciamento do negócio foram à margem de contribuição de 32,13% e o ponto de equilíbrio econômico de R$13.233,91. Propõe-se que em função da diversidade de produtos, a formação do preço de venda dos produtos não deve ser definida por um mark-up médio para todos os produtos, mas o preço pode ser promovido em função da natureza da demanda de cada produto, com o objetivo de maximização da margem de contribuição total.
Referências
BERNARDI, L. A. Manual de formação de preços: políticas, estratégias e fundamentos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BERTI, A. Custos: uma estratégia de gestão. São Paulo: Ícone, 2002.
BEULKE, R.; BERTÓ, D. J. Estrutura e análise de custos. São Paulo: Saraiva, 2001.
BOMFIM, E. A.; PASSARELLI, J. Custos e Formação de preço de venda. 5. ed. São Paulo: IOB, 2008.
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BRUNI, A. L. A. Administração de custos, preços e lucros. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CLEMENTE, A.; SOUZA, A. Gestão de Custos: aplicações operacionais e estratégicas. São Paulo: Atlas, 2007.
COOPERMAC. Rede de Materiais de Construção. Disponível em: <http://www.redecoopermac.com.br/#!arede/c1lho>. Acesso em: 19 Fev. 2016.
CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
DUTRA, R. G. Custos: uma abordagem prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
EIDT, J. Gestão de custos em indústrias do setor moveleiro estabelecidas na região do oeste do estado de Santa Catarina: um estudo multicasos. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Regional de Blumenau - Blumenau, 2006.
MACHADO, D. G.; SOUZA, M. A. de. Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 42-60, 2006.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PEREZ JR., J. H.; OLIVEIRA, L. M.; COSTA, R. G. Gestão estratégica de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SANTANA, M. R.; BACKES, M. G.; DEMARCHI, V. Gestão do capital de giro à luz da relação custo/volume/lucro. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 38, n. 175, p. 39-49, 2009.
SANTOS, J. L. dos; SCHMIDT, P.; PINHEIRO, P. R. Fundamentos de gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, 2006.
SANTOS, J. L. dos; NUNES, M. S.; PINHEIRO, P. R.; SCHMIDT, P. Fundamentos de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHIER, C.U. da C. Gestão prática de custos. Curitiba: Juruá, 2004.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. População Brasileira. 2013. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae>. Acesso em: 16 fev. de 2014.
SOUZA, L. E. Fundamentos de Contabilidade Gerencial: um instrumento para agregar valor. Curitiba: Juruá, 2009.
WERNKE, R. Análise de rentabilidade de segmentos de mercado aplicada à rede de lojas de confecções. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 36, n. 166, 2007.
WERNKE, R. Gestão de custos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.