VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DA TRADICIONAL ANÁLISE CUSTO-VOLUME-LUCRO SOB CONDIÇÕES DE INCERTEZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DE TRANSPORTES
Palavras-chave:
Análise Custo-Volume-Lucro. Condições de Incerteza. Setor de Transportes.Resumo
Com as dificuldades atualmente enfrentadas pela economia brasileira, a aplicação da análise custo-volume-lucro segundo a perspectiva do risco deve ser encarada como uma iniciativa ainda mais relevante, pois, profissionais do mercado de capitais, investidores, acionistas, credores e fornecedores precisam tomar decisões fundamentadas no risco de superação do ponto de equilíbrio econômico, por exemplo. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar um estudo exploratório voltado à investigação da viabilidade prática do modelo tradicional de análise custo-volume-lucro, sob condições de incerteza no contexto das empresas brasileiras do setor de Transportes. A metodologia empregada teve como orientação inferir se amostras trimestrais das receitas líquidas das organizações são efetivamente originárias de populações normalmente distribuídas, condição suficiente à implementação do modelo tradicional. Para a execução do tratamento dos dados foram utilizados o teorema de Chebyshev, os testes paramétricos de assimetria populacional e de curtose populacional e os testes não paramétricos de Van der Waerden e de D’Agostino-Pearson. Quanto aos resultados: das 20 organizações selecionadas, apenas quatro não apresentam históricos de vendas propícios ao uso do modelo, pois tais amostras são originárias de populações com distorções e curtoses capazes de inviabilizar a modelagem calcada na distribuição gaussiana, situações ratificadas com o teste de D’Agostino-Pearson. Calculada em 80% a frequência das empresas do setor de Transportes aptas à prática do modelo tradicional de análise custo-volume-lucro em condições de incerteza, espera-se dos gestores providências quanto ao processamento, uso e divulgação de informações acerca dos riscos de superação dos pontos de equilíbrios financeiro, contábil e econômico.Referências
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