A INFLUÊNCIA DA CONEXÃO POLÍTICA NOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Palavras-chave:
Ativos Intangíveis. Conexão Política. Doações Políticas.Resumo
Neste artigo investiga-se a influência da conexão política nos ativos intangíveis. Os antecedentes teóricos e empíricos sugerem que as conexões políticas estão fortemente relacionadas com maior valorização nas ações, acesso preferencial a capital, informações e risco (FISMAN, 2001; FACCIO, 2006; CLAESSENS; FEIJEN; LAEVEN, 2008). O racional desta relação estaria na blindagem que o governo oferece às empresas em que está conectado. Pelo fato da conexão política assegurar às empresas recursos financeiros que lhes permitam ter alta capacidade de investimentos, os ativos intangíveis se tornam uma variável de interesse por terem a capacidade de gerar retornos heterogêneos. Cerca de 550 empresas brasileiras listadas foram investigadas entre 2003 e 2013. Os dados econômico-financeiros foram extraídos manualmente das demonstrações contábeis obtidas de fontes secundárias (Economática®) e complementadas com informações dos relatórios de doações às campanhas políticas eleitorais, obtidas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com relação à análise e o tratamento dos dados, foram estimados os modelos de regressão por meio da técnica de dados em painel com método de efeitos fixos, para controlar o efeito das variáveis não observáveis. O desenho da pesquisa também permitiu o uso das “diferenças nas diferenças” (DID), que pressupõe a presença de um choque exógeno (a Lei 11.638/2007). Os principais resultados mostraram uma forte influência positiva das doações às campanhas eleitorais nos ativos intangíveis das empresas, apresentando relações estatísticas significantes e com grande poder explicativo.
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