Relação do Empowerment Psicológico Com o Desempenho Individual: Um Estudo no Âmbito Universitário
Palavras-chave:
Empowerment psicológico, Acesso às informações sobre desempenho individual, Instituição de Ensino Superior, Contabilidade Gerencial.Resumo
As teorias psicológicas têm sido utilizadas sob a ótica Contabilidade Gerencial para explicar o comportamento dos indivíduos e a interação desses com o contexto organizacional. Quando se menciona o Empowerment Psicológico, fala-se de uma abordagem de trabalho cujo objetivo, em linhas gerais, seria desburocratizar, flexibilizar e delegar o poder de decisão, dando autonomia aos indivíduos na realização de suas atividades na empresa. Nesta pesquisa se analisaram as relações dos constructos que compõem o empowerment psicológico, segundo o modelo de Spreitzer (1995), com o acesso às informações sobre o desempenho individual dos colaboradores de uma instituição de ensino superior (IES). A amostra composta por 282 colaboradores de uma IES comunitária localizada na região sul do Brasil. Para coleta de dados aplicou-se um questionário aos colaboradores adaptado de Spreitzer (1995), com 20 questões fechadas e escala Likert de sete pontos. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com o objetivo de apresentar os aspectos comportamentais e suas relações através de uma abordagem quantitativa. Para análise dos dados, optou-se pelas técnicas multivariadas do modelo fatorial (análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória) e pela modelagem em equações estruturais. Os achados confirmam a associação positiva e significante entre os constructos que expressam o empowerment psicológico e o acesso às informações sobre o desempenho individual. Contudo, as relações exibem graus de intensidade diferente. Autodeterminação é o constructo que possui maior coeficiente de covariação, seguido pelo Impacto, Significância e Competência, entretanto todos possuem significância estatística. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para aperfeiçoar as práticas gerenciais.Referências
SPREITZER, G. Psychological empowerment in the workplace: dimensions, measurement and validation. Academy of Management Journal, v. 38, n. 5, p.1442-1465, 1995.
______. Giving peace a chance: organizational leadership, empowerment, and Peace, Journal of Organizational Behavior, n. 28, p.1077–1095, 2007.
THOMAS, K. W.; VELTHOUSE, B. A. Cognitive elements of empowerment: An “interpretive” model of intrinsic task motivation. Academy of Management Review, 15: 666–681, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.