Estrutura de Custos: um enfoque utilizando dados em painel
Palavras-chave:
Estrutura de Custos, Dados em Painel, Informações PúblicasResumo
O objetivo desse trabalho consiste em estimar a estrutura de custos de empresas, utilizando a técnica estatística de dados em painel, com base em informações disponíveis publicamente e identificar a contribuição possível a partir dessa técnica. Acredita-se que a partir das estimações realizadas podem-se discutir e compreender melhor a influência da estrutura de custos sobre o desempenho de um setor ou empresa. Os dados coletados para o trabalho correspondem a informações financeiras de empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas (A&B) e Veículos e Peças (V&P). Foram utilizadas informações dos relatórios trimestrais entre junho de 2010 e setembro de 2013. Dentre os resultados encontrados, a técnica de regressão com dados em painel se mostrou uma importante ferramenta para a estimação da estrutura de custos de empresas a partir de informações públicas, possibilitando a discussão de evidências sobre a relação entre a estrutura de custos e o desempenho organizacional. A técnica também se mostrou eficaz como ferramenta de inteligência competitiva para que se possa extrair das demonstrações financeiras informações além dos números publicados.
Referências
BARTZ, D.; STAUDT, T.; DE SOUZA, M. A. Gestão estratégica de custos: uso da engenharia reversa na análise dos custos de concorrentes. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. Vol. 2, n. 3, Set./Dez. 2005.
BLOCHER, E.; STOUT, J. D, E & Cokins, G. Cost Management: A strategic emphasis. Vol. 5. New York: McGraw-Hill, 2010
CASELLA, B. M. B. X. Análise de custos de concorrentes: um estudo exploratório no setor de celulose e papel. São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUILDING, Chris. Competitor-focused accounting: an exploratory note. Accounting, Organization and Society. Vol. 24, 1999.
GUJARATI, D. Econometria básica. 4 ed. Traduzido por Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
HAUSMAN, J. A. Specification tests in econometrics. Econometrica: Journal of the Econometric Society, p. 1251-1271, 1978.
HEINEN, C.; HOFFJAN, A. The strategic relevance of competitor cost assessment – An empirical study regarding competitor accounting. Jamar. Vol. 3, n. 1, 2005.
HESFORD, J. W. Determinants of the use of competitors’ accounting information by competitive intelligence professionals. Califórnia, 1998. Tese (Doutorado em Administração de Negócios) - Faculty of the Graduate School, University of Southern California.
HORNGREN, C. T.; DATAR, S. M.; FOSTER, G. Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Pearson, 2004.
HOUMES, R. E.; MACARTHUR, J. B.; STRANAHAN, H. The operating leverage impact on systematic risk within a context of choice: an analysis of the US trucking industry. Managerial Finance. Vol. 38, n. 12, 2012.
JONES, L. Competitor Cost Analysis at Caterpillar. Management Accounting. Vol. 70, n. 4, Oct. 1988.
LAMBERT, R. A. Contracting Theory and Accounting. Journal of Accounting and Economics. Vol. 32, n. 1-3. Dec. 2001.
MANKIW, N. G. Introdução à economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
MARTINS, E.; ROCHA, W. Métodos de custeio comparados: custeios e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
McGRATH, R. G.; FERRIER, W. J.; MEDELOW, A. L. Response: real options as engines of choice and heterogeneity. Academy of Management Review. Vol. 29, 2004.
MOON, P.; BATES, K. Core analysis in strategic performance appraisal. Management Accounting Research. Vol. 4, 1993.
PORTER, M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. 22. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RICKWOOD, C. P. et al. Stapylon: Strategic Management accounting to gain competitive advantage. Management Accounting Research. Vol. 1, 1990.
ROCHA, W. Contribuição ao estudo de um modelo conceitual de sistema de informação de gestão estratégica. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Contabilidade e Atuária) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
ROCHA, W.; CARNEIRO, C. M. B.; ARAÚJO, O. C. Análise de custos de concorrentes: proposta de um modelo de relatório para análise de posicionamento estratégico. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. Recife: UFPE, 2000.
SANTOS, R. P. Análise de Custos de Concorrentes: Um estudo exploratório entre teoria e prática. São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Atuária) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
SELLTIZ, Claire. Métodos de pesquisa nas relações sociais. Traduzido por Dante Moreira Leite. São Paulo: Editora Herder, 1965.
SHANK, J. K.; GOVINDARAJAN, V. Strategic Cost Management: The New Tool for Competitive Advantage, 1993.
SILVA, Z.; PASSARINHO, S. Indústria brasileira cai 6,9% em junho e tem o pior resultado desde 2008. Portal Globo.com, Rio de Janeiro, 02 ago. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/08/industria-brasileira-cai-69-em-junho-e-tem-o-pior-resultado-em-cinco-anos.html>. Acesso em: 12 ago. 2014.
SIMON, H. A. Rationality as Process and as Product of Thought. American Economic Review. Vol. 68, 1978.
SIMON, H. A. The Sciences of the Artficial. Cambridge: MIT, 1996.
SLAVOV, T. N. B. Gestão Estratégica de Custos: uma contribuição para a construção de sua estrutura conceitual. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em Contabilidade e Controladoria) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
SOUZA, B. C. Relação da estrutura de custos e despesas com a rentabilidade e lucratividade operacional nos setores têxtil e siderúrgico/metalúrgico no Brasil no período de 2005 a 2009. São Paulo, 2011. Tese (Doutorado em Contabilidade e Controladoria) – Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
VERBETEEN, F. H. M. Do Organizations adopt sophisticated capital budgeting practices to deal with uncertainty in the investment decision? A research note. Management Accounting Research. Vol. 17, 2006.
WARD, K. et al. Accounting for Competition. Management Accounting. Vol. 70, n. 2, Feb. 1992.
WOOLDRIDGE, J. Introdução à econometria. Traduzido por Rogério César de Souza e José Antônio Ferreira. São Paulo: Thomson, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.