As Características do Professor Exemplar Segundo os Discentes do Curso de Ciências Contábeis da UCB

Autores

  • Idalberto José Neves Júnior Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Simone Alves Moreira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Luzia Barbosa Costa Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Martha Luiza da Silva Nunes Universidade Católica de Brasília - UCB

Palavras-chave:

Modelo Bidimensional de Ensino. Estímulo Intelectual. Relacionamento Interpessoal. Professor exemplar. Ensino da Contabilidade.

Resumo

O ensino da contabilidade no Brasil foi mais tardio que em outras nações, talvez por isso haja menos pesquisas e algumas deficiências no processo de ensino-aprendizagem, com isso a necessidade de melhorar a qualidade dos profissionais atuantes e que ainda vão atuar no ensino contábil. Para isso é necessário estudar ensino exemplar, no qual o professor tem a capacidade de estimular os alunos a aprender, e de manter com estes um bom relacionamento. Dessa forma, o objetivo principal da pesquisa foi identificar as características do professor exemplar segundo os discentes do curso de Ciências Contábeis da UCB. Para alcançar este objetivo foi utilizado questionário de pesquisa, aplicado aos graduandos do 1º ao 8° semestre. Como principais resultados, pôde-se destacar, em relação ao estímulo intelectual, que as características encontradas e consideradas muito importantes foram: conhecedor, claro, preparado e organizado, já no relacionamento interpessoal, foram: paciente, justo, acessível e interessado. Nas questões de formação, contratação, capacitação, atualização, competência, e fatores importantes para o aprendizado dos alunos, estes concordaram na maioria das questões com os autores. Quanto aos agrupamentos (clusters) foi identificado que: o cluster 1 era composto por maioria de mulheres, nos semestres iniciais, na faixa etária mais nova, e que classificaram as características como importantes e encontradas em sua vida acadêmica. Já o cluster 2, como formado por maioria de homens, nos últimos semestres, na faixa etária maior e que consideraram algumas características como pouco importantes, e muitas como pouco ou não encontradas, mostrando-se mais céticos em relação aos professores.

Downloads

Publicado

10/03/2015