Análise Custo-Volume-Lucro e Análise de Regressão como Instrumento de Previsão do Comportamento dos Custos de uma Farmácia

Autores

  • Priscila Queiroz da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Josicarla Soares Santiago Universidade Federal da Paraíba
  • Yara Magaly Albano Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Isabelle Carlos Campos Rezende Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Farmácia, Comportamento dos Custos, Análise de Custo-volume-lucro, Análise de regressão.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar como a análise custo-volume-lucro e a análise de regressão podem auxiliar na previsão do comportamento dos custos de uma farmácia. Para executar tanto realizou-se um estudo de caso em uma farmácia do município de Mamanguape/PB. Desta forma, se utilizou de visitas in loco, buscando através de documentação e dos sistemas da empresa os dados necessários para apuração dos custos e identificação do seu comportamento. Para elucidar o comportamento dos custos realizou-se análise custo-volume-lucro e análise de regressão linear. O resultado encontrado mostra que, os custos variáveis representam a maior parte dos custos totais, considerando que por se tratar de revenda de mercadoria, o valor de compra dos medicamentos, formam o seu custo variável. A identificação do comportamento dos custos permitiu se fazer inferências com relação a margem de contribuição, a qual já apontou para uma situação de atenção por parte da empresa, considerando que o estoque anunciando após vendido não conseguiria cobrir os custos totais da entidade. Com esse indicativo, cálculo de margem de contribuição percentual e ponto de equilíbrio dos principais medicamentos dentro das linhas de medicamentos trabalhadas, foram realizados, no sentido de buscar verificar a melhor forma de que as decisões fossem tomadas em favor da continuidade da entidade, ou seja, identificou as informações relevantes para tomada de decisão, evitando ser imaterial com as informações disponíveis. Enfim, a pesquisa demonstrou de uma forma geral, que conhecer os custos e seu comportamento é essencial para se entender a lucratividade de uma farmácia.

Biografia do Autor

Priscila Queiroz da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Contábeis, Contabilidade para Usuários Internos

Josicarla Soares Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Contábeis, Contabilidade para Usuários Externos.

Yara Magaly Albano Soares, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Contábeis, Contabilidade para Usuários Internos.

Isabelle Carlos Campos Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Contábeis, Contabilidade para Usuários Externos e Internos.

Referências

ATKINSON, A. A, et al. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BATISTA, F. F, et al. Uma Investigação acerca da Mortalidade das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Cidade de Souza-PB. 2009. Disponível em: <http://www.congressousp. fipecafi.org/artigos102010/337.pdf>. Acesso em: 19 de Novembro de 2011.

BEULKE, R.; BERTÓ, D. J. Gestão de Custos e Resultado na Saúde. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRUNI, A. L. Estatística Aplicada a Gestão Empresarial. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ELDENBURG, L; WOLCOTT, S. K.,Gestão de custos: como medir, monitorar e motivar o desempenho. Tradução: Luís Antonio Farjado Pontes. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade Gerencial. Tradução: Antonio Zoratto Sanvicente. São Paulo: LTC, 2007.

HORNGREN, C. T.; SUNDEM, G. L.; STRATTON, W. O. Contabilidade Gerencial. Tradução: Elias Pereira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, G. A. THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SEBRAE. Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil: relatório de pesquisa de 2000 a 2004. Disponível em: < http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/DowContador?OpenAgent&unid=9A2916A2D7D88C4D03256EEE00489AB1>. Acesso em: 20 de Novembro de 2011. Publicado em: 12/08/2004

YIN, R. K.. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

25/10/2014