MARKET-TO-BOOK: UMA AVALIAÇÃO DAS COMPANHIAS LISTADAS NOS SEGMENTOS DIFERENCIADOS DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Evemilia Sousa UFPB

Resumo

Este artigo verificou se houve mudanças significativas no valor de mercado das empresas que
aderiram aos segmentos diferenciados de governança corporativa N1, N2 e Novo Mercado da
BM&FBOVESPA. A amostra é composta por 23 empresas, das quais, 9 aderiram aos
segmentos N1, N2 e 14 ao Novo Mercado, durante o período de 2001 a 2011. Os dados
necessários para a pesquisa foram coletados do banco de dados economatica e das
demonstrações financeiras das empresas disponibilizadas no site da BM&FBOVESPA. Para
mensurar o valor de mercado das companhias foi calculado o índice market-to-book para o
intervalo de cinco anos anteriores e posteriores à adesão aos segmentos diferenciados de
governança corporativa da BM&FBOVESPA. Em seguida, utilizou-se a técnica da análise de
variância (ANOVA) para verificar se existia ou não diferença significativa entre as médias do
índice market-to-book anterior à adesão em relação ao período posterior à adesão aos
segmentos diferenciados de governança corporativa. Os resultados indicaram que a adesão
das empresas aos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBOVESPA não
ocasionou impactos significativos no valor de mercado dessas empresas que optaram pela
adesão. Verificou-se que a média do índice market-to-book anterior à adesão aos segmentos
diferenciados foi de 2,09% e a posterior 2,78%, portanto, estatisticamente consideradas
iguais.
Palavras-chave: Market-to-Book. Governança Corporativa. BM&FBOVESPA.

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Publicado

19/08/2014