EFEITO DA EXPERIÊNCIA: ASPECTOS DA CURVA DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DO RAMO METAL MECÂNICO

Autores

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o índice de representatividade apresentada pelo modelo de curva de aprendizagem de uma empresa do ramo metalmecânico. A pesquisa é caracterizada como descritiva, realizada a partir de um estudo de caso junto a uma empresa que produz peças para motocicletas. Utilizou-se os aspectos do método desenvolvido por Wright (1936) para a aplicação das curvas de aprendizagens. A amostra inicial observada foi de 300 operadores da linha de produção de peças para motocicletas, posteriormente as curvas de aprendizagem foram desenvolvidas com base nos dados de cinco operadores. Observou-se índices de aprendizagem com variações de 60,13%, 69,59%, 77,48%, 78,76% e 92,39%, evidenciando que o número de atividades executadas pelos operadores no mesmo processo tem redução diferente de tempo ao longo da repetição das tarefas. A variação do tempo do aprendizado representou percentuais de variação entre 7,61% e 39,87%. Com base na teoria das curvas de aprendizagens apenas um operador apresentou uma aprendizagem constante, conforme proposto pelo modelo. Os resultados de forma geral evidenciam que a análise do desempenho de tarefas por meio das curvas de aprendizagem pode contribuir com a redução de custos e na avaliação laboral dos colaboradores, auxiliando no processo de tomada de decisões.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Ferrari, Unidavi

Especialista em Contabilidade e Finanças - Unidavi

Mara Juliana Ferrari, Unidavi

Doutora em Contabilidade pela UFSC, professora da Unidavi

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora dos programas de mestrado -  PPGCC da UFMS e do PPGOLD da UFPR. Doutora em Contabilidade pela UFSC.

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Publicado

04/10/2024