EFEITO DA EXPERIÊNCIA: ASPECTOS DA CURVA DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DO RAMO METAL MECÂNICO
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar o índice de representatividade apresentada pelo modelo de curva de aprendizagem de uma empresa do ramo metalmecânico. A pesquisa é caracterizada como descritiva, realizada a partir de um estudo de caso junto a uma empresa que produz peças para motocicletas. Utilizou-se os aspectos do método desenvolvido por Wright (1936) para a aplicação das curvas de aprendizagens. A amostra inicial observada foi de 300 operadores da linha de produção de peças para motocicletas, posteriormente as curvas de aprendizagem foram desenvolvidas com base nos dados de cinco operadores. Observou-se índices de aprendizagem com variações de 60,13%, 69,59%, 77,48%, 78,76% e 92,39%, evidenciando que o número de atividades executadas pelos operadores no mesmo processo tem redução diferente de tempo ao longo da repetição das tarefas. A variação do tempo do aprendizado representou percentuais de variação entre 7,61% e 39,87%. Com base na teoria das curvas de aprendizagens apenas um operador apresentou uma aprendizagem constante, conforme proposto pelo modelo. Os resultados de forma geral evidenciam que a análise do desempenho de tarefas por meio das curvas de aprendizagem pode contribuir com a redução de custos e na avaliação laboral dos colaboradores, auxiliando no processo de tomada de decisões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.