O AUMENTO DA QUANTIDADE DE COMPANHIAS NA CARTEIRA ISE-2023 MELHOROU O DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO E ESG?
Resumo
As pressões para que carteiras de investimentos alinhem rentabilidade com sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa (ESG) se intensificaram desde o Acordo de Paris. Nesse contexto, este artigo objetivou comparar o desempenho dos indicadores econômico-financeiros, de mercado e ESG das empresas que compõem a Carteira ISE-2023, avaliando também a associação entre esses indicadores no período de 2018 a 2022. Para isso, a carteira foi segmentada em duas categorias: empresas que permaneceram na Carteira ISE desde 2022 (Grupo 1) e as recém-adicionadas em 2023 (Grupo 2). Foram utilizadas técnicas de pesquisa quantitativa, descritiva e documental, com comparação de medianas (teste de Mann-Whitney) e correlação (Spearman) para analisar as associações entre os indicadores econômicos e ESG. A amostra é composta por 54 empresas, sendo 19 no Grupo 1 e 35 no Grupo 2. Observou-se que no Grupo 2 houve uma melhoria no score ESG e nos indicadores de mercado, sugerindo melhoria desses indicadores com as novas inclusões. Foram encontradas associações significativas entre indicadores de mercado e ESG, indicando uma forte relação entre práticas sustentáveis e valor de mercado. Este estudo contribui para a literatura ao evidenciar que a composição da Carteira ISE-2023 passou por uma renovação significativa com a inserção de novas companhias que apresentaram desempenho ESG superior em relação às empresas que já faziam parte dela em 2022. Como contribuição prática, ratifica aos stakeholders o compromisso da Brasil Bolsa e Balcão (B3) em fortalecer a Carteira ISE como uma referência para investidores que buscam alocar recursos em empresas comprometidas com ações ESG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.