CONTABILIDADE E CAPITAL NATURAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO AO LONGO DE TRÊS DÉCADAS
Resumo
O capital natural é composto pelo estoque de recursos naturais renováveis ou não renováveis, que proporcionam benefícios para a sociedade. A relação entre o capital natural e a contabilidade tem sido abordada na literatura internacional. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento das publicações científicas que associam capital natural e contabilidade. Para tal, foram extraídos 413 artigos da base de dados Scopus e adotada a análise bibliométrica no software RStudio com o pacote bibliometrix e interface Biblioshiny. Os termos de busca foram “contabilidade” e “capital natural”. Os resultados revelaram que essa discussão teve início em 1990. Portanto, apresentam uma evolução das últimas três décadas, com aumento de publicações, principalmente a partir de 2014. O ano é marcado pela publicação mais citada globalmente, o estudo de Costanza et al., que atualiza a valoração econômica do capital natural publicado pela primeira vez em 1997. Além disso, a discussão surge com termos “contabilidade ambiental”, “contas nacionais” e “modelos de medição e valoração”. A análise de coocorrência de palavras mostrou que a discussão sobre contabilidade está mais associada ao capital natural do que aos serviços ecossistêmicos, no entanto as duas perspectivas estão associadas a “crescimento”, “renda” e “riqueza”. Em relação à produção científica dos países, os Estados Unidos, a Itália e a China foram os que mais contribuíram para essa discussão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.