PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS POR INSTITUTOS DE BELEZA
Resumo
No Brasil, o setor de serviços está em evolução, com forte demanda de serviços no setor de turismo, com viagens, hospedagem e restaurantes e no setor de serviços de saúde física, estética e bem-estar, que envolve academias, estúdios de pilates, centros de beleza, entre outros. De tal modo, surgem oportunidades para diversos empreendimentos, entre os quais tem se destacado o setor de beleza, em especial os salões de cabelereiros, com intuito de proporcionar bem-estar e autoestima às pessoas. A maioria desses empreendimentos é de pequeno porte e tem um processo de gestão embrionário. Desta forma, o presente estudo visou identificar os fatores mais utilizados na gestão de custos por empresas do ramo de cabeleireiro e outras atividades de tratamento de beleza. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário estruturado, junto aos gestores das empresas. Após a organização desses dados, foi realizada a análise fatorial exploratória. Os resultados permitiram identificar 14 (quatorze) fatores significativos utilizados na gestão de custos pelas referidas empresas, os quais foram agrupados em 5 (cinco) componentes, com um percentual de 66,834 de variância explicada. Diante dos componentes, pode-se considerar que os mais relevantes na gestão dessas empresas estão relacionados a: rentabilidade, qualidade, concorrência e estratégia. Vale ressaltar que a pandemia de Covid 19 trouxe mais dificuldades na gestão de custos para o setor pesquisado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.